MÁRCIO FALCHET
Entrevista Metal Land

Por Gustavo Lopes

E o primeiro grande destaque é o excelente guitarrista Márcio Falchet.
Ele respondeu a algumas perguntas que fizemos o que resultou numa entrevista muito interessante.
O grande destaque neste retorno é o guitarrista Márcio Falchet, que nos concedeu uma entrevista muito interessante falando sobre seu trabalho, confira na sessão news!

Márcio Falchet
Talvez você já tenha tido a grande felicidade de escutar guitarristas como Yngwie Malmsteen, Joe Satriani entre tantos outros guitarristas que se destacam com seus instrumentos, mas qual a surpresa que temos quando vemos que aqui no Brasil temos tantos outros grandes nomes.
E um destes, sem dúvida, é Márcio Falchet.
Contando com um grande reconhecimento, mundialmente falando, ele já chegou inclusive a dar entrevista para a Guitar Player USA, o que mostra que talento ele tem, mas além disto, quem tem a oportunidade de escutar o seu excelente trabalho pode ter certeza que trata-se de um guitarrista realmente iluminado.
Confira uma entrevista cedida para a equipe da Metal Land.

Márcio Falchet - foto tirada por Fernando Winarski

Metaland: Primeiramente, quando/como você começou com a guitarra.

Márcio Falchet:
Comecei meus estudos de música aos 7 anos possuindo formação clássico-erudita.
Já com 1 ano de idade, brincava com um violão de meu pai ( meu grande mestre ), e logo depois comecei a compôr e a tirar de ouvido muitas músicas.

ML: Quais as principais inspirações músicais no inicio?

MF: Cresci ouvindo muito Beatles e muita música clássica e erudita. Sempre estou ouvindo a obra que estes grandes mestres nos deixaram. Beatles pela magnífica musicalidade. Bach, Beethoven, Amadeus Mozart, Paganini, Frans List, Frédéric Chopin, e outros...... pela técnica, musicalidade, dinamismo, e principalmente pela imensa riqueza de informações, etc.

ML: O que você tem escutado atualmente?

MF : Eu sempre ouço os discos dos Beatles e música clássica/erudita: Bach, Beethoven, Amadeus Mozart, Frédéric Chopin, Paganini, etc São gênios!!!!!!!!!!!! Gênios de uma música fora do comum.
Eles são "grandes", grandes gênios da música.

ML: Pude perceber detalhes em certas músicas, na "Beautyful Eyes" por exemplo, que me fizeram perceber toques de grandes guitarristas como Steve Vai, assim como na faixa "Shine of light" neste caso com Joe Satriani. Gostaria de saber quais guitarristas o influênciaram, quais você admira?

MF: Gosto muito de Ritchie Blacmore, Malmsteen, Joe Satriani, Stevie Vai, Stevie Ray Vaughan, John Lennon, George Harrison.

Capa do CD de Márcio Falchet

ML: Como foi o processo de composição do material para o seu debut? "Light for Everything" é a única faixa que conta com vocais. Você tinha a música pronta e depois pensou na parte vocal ou o inverso?

MF: O processo de composição do meu álbum, foi naturalmente sendo traçado a medida que as composições foram surgindo, e também como desde minha infância eu tinha este objetivo; "o de me tornar um guitar-hero", então eu já sabia que uma hora eu iria gravar minhas músicas.
Sempre pensei em fazer a música Light For Everything cantada. Testei algumas alternativas, e cheguei por "bom senso", na que está.
Eu brinco que a música Light For Everything é uma música intrumental, que é cantada. hehehehe......

ML: Qual o setup que você usou nas gravações?

MF: Utilizei amplificadores Marshall, um rack Ada mp-1 classic e guitarras modelo stratocaster com a escala escalopada com captadores do tipo classic 57 da Seymor Duncan.

ML: Como encontrou o time de músicos para a gravação?

MF: Os nomes foram surgindo naturalmente. Como todas as composições, arranjos, letra e produção musical foram meus, então; eu só tinha que chamar os músicos certos para executar minhas obras, e que alcançassem os objetivos que eu pretendia chegar. Os músicos que eu escolhi foram: Maurício Leite na bateria, Jotinha no baixo, Allex Bessa nos teclados e Ronaldo Simolla nos vocais, pois "todos" eles são: "extraordinários!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!"

ML: Como você costuma praticar? Quais exercicios costuma fazer para mantêr a forma?

MF: É importante treinar sempre!!!!!!!!Sempre estou treinando e ensinando música.
Gosto de treinar com um metrônomo ao lado, pois como digo à meus alunos: "o metrônomo é um dos elementos indispensáveis para quem quer sempre progredir musicalmente."

ML: O seu trabalho vem sendo muito elogiado em diversas revistas especializadas, sendo inclusive destaque na Guitar Player USA em abril/2003. Como você vem percebendo a recepção do público em geral? Você acha que o fato de ter lançado um álbum praticamente todo instrumental pode ser um problema em algum nível?

MF: Meus fãs me incentivam muito!!!!!!!!!, e a cada dia mais meu público vêm aumentando mais e mais. Nos Estados Unidos; a "terra da guitarra e do Rock and Roll" à aceitação está sendo excelente!!!!!!!!bem como no mundo todo!!!!!!
Fazer um Cd instrumental não é problema algum, o problema são "algumas" gravadoras.

ML: O Brasil tem diversas e ótimas bandas no estilo, com excelentes profissionais, uma pena que este não seja tão divulgado quanto merecia na mídia em geral, com exceção das mais conhecidas como Angra, Sepultura e Shaman. O que você tem sentido da cena metalica nacional? Alguma banda como destaque?

MF: É bom saber que o músico brasileiro tem agido de uma forma mais profissional, o problema é que temos que mudar a cultura de nosso país.
Você já notou que no Brasil, quando uma pessoa fala que é músico, muitas vezes as pessoas peguntam : mas, no que você trabalha? Parece que é brincadeira, mais o mais triste de tudo, é que isto é uma grande realidade. A mídia é muito segmentada, e sempre escolhe um caminho musical para se seguir, é aí então que surge os tais; "modismos". O problema não está aí, mas está no exagero de espaço que se dá a um determinado estilo, pois eu acredito que o espaço que se têm; dá para todos. Assim é com a riqueza do mundo se fosse distribuída de uma forma mais igual e humanitária. Um dia chegaremos lá!!!!!!!, mas é necessário o esforço de cada um nesta direção e tendo muita consciência de tudo isto.
"Eu acho que todos os músicos e bandas, que têm um trabalho verdadeiro"; merecem destaque.

ML: Vou citar alguns guitarristas e gostaria que você, caso conhecesse, fizesse alguns comentários.
Timo Tolkki (Stratovarius); Michael Romeo (Symphony X); Yngwie J. Malmsteen; Joe Satriani; Steve Vai; Kiko Loureiro (Angra); Eduardo Ardanuy (Dr. Sin).

MF: Yngwie Malmsteen, Joe Satriani e Steve Vai são excelentes!!!!!!!!
"Agora digo com toda à hulmildade": que não tenho acompanhado o trabalho dos demais para poder citá-los.

ML: Você tem feito apresentações? Tem datas agendadas?

MF: Em breve estarei iniciando a turnê de divulgação do meu albúm. Pretendo fazer shows na Ásia e Japão, América Latina, Europa e Estados Unidos USA; "locais onde a cada dia mais obtenho cada vez mais e mais reconhecimento por parte do público." Logo mais, minha produção estará divulgando algumas das datas de shows.

ML: Como as pessoas podem entrar em contato com você para conversar, conseguir mais informações e adquirir o cd?

MF: Para informações adcionais é só comunicar:
mfalchet@marciofalchet.net ,ou então

Márcio Falchet
Caixa Postal 55194
CEP: 04733-970
São Paulo-SP
Brasil
ou falar com Pedro/empresário em SP
(0xx11) 8181-8725

ML: E para terminar gostaria de falar que o seu cd está simplesmente excelente e dizer que você tem espaço livre para deixar o seu recado.

MF: Primeiramente quero agradecer "muito muitíssimo" ao Gustavo e a todos da Metal Land, por esta grande oportunidade e por muito colaborarem com meu trabalho.
E agora, como sempre digo à todos: "Confiem em seus sonhos com fé e humildade, que eles se tornarão realidade, e acreditem em si mesmos, pois o nosso maior obstáculo somos nós próprios."
Luz a todos
Márcio Falchet